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Os Principais Insights e as Melhores Frases do Pai da Gestão Moderna: Peter Drucker

Mundialmente renomado e bem-sucedido, Peter Drucker é considerado o pai da gestão moderna e um dos mais importantes pesquisadores e pensadores sobre negócios de todos os tempos.

Deixou um legado inestimável de conhecimento que contribuiu, e ainda contribui, de forma determinante para o sucesso de pessoas e negócios por todo o mundo.

Suas lições e princípios foram fundamentais na capacitação de profissionais para a construção dos pilares essenciais na criação de valor econômico, social e ambiental pelo mundo.

De origem austríaca, viveu também na Alemanha, Inglaterra e principalmente nos Estados Unidos da América, onde se tornou o mais notável e respeitado consultor de gestão de negócios no mundo inteiro.

Um homem que enxergava à frente da maioria e defendia em seus ensinamentos dentre diversos pontos a utilidade do equilíbrio entre:

➤ as necessidades de curto prazo e a sustentabilidade a longo prazo

➤ a rentabilidade e as obrigações de operação

➤ a missão de cada organização e o bem comum da sociedade

➤ a liberdade e a responsabilidade

Possuía uma perspectiva muito diferente e exclusiva do mundo, sendo o primeiro a defender o papel essencial das pessoas para o sucesso de qualquer empresa.

Sem dúvidas, compreender e aplicar corretamente os ensinamentos de Drucker poupa enorme desperdício de energia, tempo e dinheiro. Não somente é possível evitar erros, mas também criar soluções efetivas.

Por isso, acredito firmemente que todo profissional de negócios bem-sucedido já ouviu falar de Peter Drucker. Mas, se por acaso você ainda não o conhece, prepare-se, pois acredito que este artigo vai te ajudar!

Então, vamos em frente saber mais sobre o legado deste grande mestre?


O legado de Peter Drucker

Drucker cruzou muitas fronteiras como escritor, professor, consultor de gestão e visionário de negócios. Ele acreditava nos negócios como uma empresa movida pelo homem que poderia ser lucrativa e socialmente responsável.

Ele expandiu radicalmente o conceito de gestão para incluir um foco em como as empresas operam moral e eticamente, resultando em um trabalho inovador que transformou a gestão em uma disciplina ensinada e praticada no mundo todo.

Para Drucker gestão não era uma arte ou mesmo uma ciência, mas sim uma prática. Ele anatomizou o funcionamento das empresas.

Ele influenciou e criou quase todos os aspectos da gestão empresarial como um processo acadêmico e corporativo, incluindo os conceitos-chave de descentralização, privatização e capacitação. 

Peter Drucker definitivamente mudou a forma como os negócios eram vistos no mundo e contribuiu de forma essencial para o que são hoje.

Por meio de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo um nível cultural apurado e uma visão histórica impecável, soube interpretar os acontecimentos à sua volta e prever as grandes tendências no mundo dos negócios, sempre buscando apontar os caminhos mais adequados de adaptação para o sucesso.

Um mentor respeitado e um homem brilhante que valorizava muito a ética, a visão global e a consciência social.

Influenciou diretamente inúmeros líderes mundiais de grandes empresas, dentre as mais importantes do planeta, como, por exemplo, GE, IBM, Intel, Toyota, P&G e muitas outras, além de representativas organizações sem fins lucrativos e importantes instituições do poder público, incluindo muitos dos próprios presidentes dos Estados Unidos da América.

Jack Welch, eleito “O Executivo do Século” pela revista Fortune, em 1999, é um dos CEOs mais famosos a reconhecer as contribuições de Drucker para seu sucesso.

Ele conta que quando se conheceram na sua primeira sessão de consultoria, Peter perguntou a ele:

“Se você ainda não estivesse nestes negócios, entraria neles hoje? E se a resposta for não, o que você vai fazer a respeito?”

Isso levou Welch a sua estratégia fundamental de consertar, vender ou fechar todos os negócios nos quais a GE não fosse a número um ou a segunda no mercado.

Acima de tudo, Drucker pressionava seus clientes a parar de simplesmente fazer planos e começar a agir.

Para você ter noção, Donald Keough, que foi um dos melhores presidentes da Coca-Cola Company, revelou que, sempre após cada uma de suas sessões com Drucker, ele comentava:

“Não me diga que você teve um encontro maravilhoso comigo Donald. Diga-me o que você vai fazer de diferente na segunda-feira.”

Outro executivo mundialmente conhecido, Atsuo Ueda, especialista no alardeado sistema de produção japonês, confirma que:

“A Toyota opera exatamente da maneira que Drucker-san disse que uma empresa deveria operar”.

Mais um profissional que também reconhece os feitos de Drucker, o renomado consultor e escritor de gestão de negócios, Jim Collins, confessou que quando ele e Jerry Porras estavam pesquisando para seu livro “Built to Last”, no Brasil “Feitas para Durar”, concluiu que:

“Quanto mais nos aprofundamos nos estágios de formação e pontos de inflexão de empresas como General Electric, Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Hewlett-Packard, Merck e Motorola, mais víamos as impressões digitais intelectuais de Drucker.” 

Andy Grove, cofundador da Intel, também ressaltou e reconheceu a contribuição de Peter ao afirmar:

“A diferença: ao contrário de tantos consultores, é que Drucker escreveu e pensou com uma clareza tão requintada, que isso, por si só, o tornou um destaque entre um bando de confusos mongers da moda”.

Nosso mestre articulou sua visão de gestão ao longo de sua vida por meio de diversas atividades, dentre elas, escrever 39 livros e incontáveis ​​artigos, resultando ao todo em cerca de 10.000 páginas de pura sabedoria. Eles eram principalmente sobre administração, economia, política e sociedade.

Ao longo de sua obra, Peter Drucker discerniu muitas das principais tendências do século 20 antes de qualquer outra pessoa, como, por exemplo:

➤ o pacto Hitler-Stalin

➤ a ascensão iminente do Japão ao poder econômico

➤ a mudança da manufatura para o trabalho do conhecimento

➤ a crescente importância do setor social

➤ a queda da União Soviética.

Dentre seus inúmeros ditos, os termos “trabalhador do conhecimento” e “gerenciamento por objetivo” tornaram-se centrais para nossa compreensão da cultura empresarial.

Peter também foi um grande estudioso e defensor das organizações sem fins lucrativos. Ele dizia que:

“A cidadania no e por meio do setor social não é uma panaceia para os males da sociedade, mas restaura a responsabilidade cívica que é a marca da comunidade”. 

Drucker acreditava no poder destas organizações não apenas para serem eficazes e altamente impactantes para os destinatários de seus serviços, mas também para fornecer uma sensação de realização muito necessária para seus voluntários.

Ao longo de sua jornada, Peter aconselhou importantes organizações, como a Cruz Vermelha americana, o Exército de Salvação, a American Heart Association, as Girl Scouts of America, dentre muitas outras.

Em 1991, ele criou o Prêmio Peter F. Drucker de inovação sem fins lucrativos, para contribuir e reconhecer as importantes iniciativas das pessoas que se dedicavam ao sucesso de organizações sem fins lucrativos.

Além de tudo isso, Drucker se dedicou de forma entusiasmante à lecionar, dando aulas de economia no Sarah Lawrence College no início de 1939, ensinando filosofia e política no Bennington College de 1942 a 1949, atuando como professor de administração na Universidade de Nova York de 1949 a 1971, sendo reconhecido com a cadeira Marie Rankin Clarke de Ciências Sociais e Administração na Claremont Graduate University de 1971 a 2002, e sendo ativo por meio da realização de palestras até pouco antes da sua morte.

Sem dúvidas, Peter Drucker era admirado! Para você ter uma noção:

Tom Peters, o aclamado economista e escritor especializado em práticas de gestão de negócios, mais conhecido pelo seu marcante livro “In Search of Excellence”, no Brasil editado como “Vencendo a Crise”, chamou Drucker de:

“O criador e inventor da gestão moderna”.

Rosabeth Moss Kanter, de Harvard, uma vez comentou que:

“Os óculos de Peter Drucker devem conter bolas de cristal porque ele antecipou muitas tendências”.

Michael Hammer, cujo “Reengineering the Corporation”, no Brasil “Reengenharia, Revolucionando a Empresa em Função dos clientes”, que foi o livro de negócios mais vendido da década de 1990 no mundo, comentou:

“Tive o privilégio de dividir o pódio com Peter Drucker; em tais ocasiões, eu me sentia como se estivesse tocando trompa de apoio para o arcanjo Gabriel.”

As ideias sobre negócios deste ser extraordinário, chamado Peter Drucker, merecem ser destacadas a todo momento para lembrar a todo e qualquer profissional onde devem estar suas prioridades.

Talvez, ao se deparar pela primeira vez com as mensagens de Drucker, você as rejeite como óbvias. Mas assuntos como motivar trabalhadores e incentivar a inovação não eram discutidos nas empresas até ele as defender e orientar como boas práticas para o sucesso nos negócios.

Durante uma celebração na Escola de Pós-Graduação em Administração Peter F. Drucker da Universidade de Claremont e Masatoshi Ito., o renomado autor do “One-Minute Manager”, no Brasil lançado como “O Gerente Minuto”, Ken Blanchard declarou:

“O que eu acho é que sempre que tenho uma ideia realmente criativa, se eu voltar aos livros de Peter, sempre descubro que ele já havia dito isso antes.”

É por tudo isso que é verdadeiro afirmar que na maior parte do século 20 e ainda em nosso atual século 21, homens e mulheres de negócios baseiam suas vidas nos insights de Drucker.


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Conheça um pouco mais sobre a vida de Peter Drucker

⦿ Primeiros anos

Peter Drucker nasceu em Viena, capital da Áustria, em 19 de novembro de 1909 e a casa em que ele cresceu era de grande estímulo intelectual.

Para você ter uma ideia, seus pais, Adolph e Caroline, organizavam regularmente encontros noturnos com renomados economistas, políticos, músicos, escritores e cientistas da época.

⦿ Período dos anos 1920

Drucker mudou-se para a Alemanha, onde trabalhou em uma empresa de exportação e cursou Direito do Almirantado na Universidade de Hamburgo.

Posteriormente, ele se transferiu para a Universidade de Frankfurt, onde estudou Direito à noite.

Uma de suas façanhas neste período foi ter se tornado o Editor Sênior encarregado de relações internacionais e negócios no maior jornal diário de Frankfurt à época, o Frankfurter General-Anzeiger.

⦿ Período dos anos 1930

Peter recebeu seu PhD em Direito Internacional pela Universidade de Frankfurt em 1932.

Três anos depois, ele se mudou para a Inglaterra, após dois de seus ensaios serem proibidos e queimados pelos nazistas:

➤ Um sobre Friedrich Julius Stahl, um importante filósofo alemão;

➤ E outro sobre A Questão Judaica na Alemanha.

Em Cambridge, ele assistiu a uma palestra do importante economista John Maynard Keynes e teve uma epifania:

“De repente, percebi que Keynes e todos os brilhantes estudantes de economia na sala estavam interessados ​​no comportamento das mercadorias, enquanto eu estava interessado no comportamento das pessoas.”

Drucker casou-se com Doris Schmitz em 1934 e três anos depois se mudaram para os Estados Unidos.

Em seus primeiros anos na América, Peter foi correspondente de vários jornais britânicos, incluindo o Financial Times.

Foi neste período também que ele finalmente começou a lecionar economia, ainda em tempo parcial, no Sarah Lawrence College em Nova York.

⦿ Período dos anos 1940

Foi nesta década que Drucker foi convidado para fazer um trabalho na General Motors, na época a maior corporação do mundo, e que acabou resultando no seu livro “Concept of the Corporation”, lançado em 1946.

Foi ali que ele conheceu o lendário presidente da companhia, Alfred Sloan, que de várias maneiras se tornaria o modelo de Peter para um executivo eficaz baseado em três princípios gerais:

➤ Organização do tempo;

➤ Autodesenvolvimento;

➤ Tomada de decisões corretas.

⦿ Período dos anos 1950

Drucker ingressou no corpo docente da Universidade de Nova York como professor de administração em 1950, onde trabalhou por 21 anos.

Foi neste período que ele iniciou sua prática formal de consultoria e assumiu atribuições importantes na Sears, IBM, dentre outras importantes empresas.

Em 1954, ele publicou seu livro “The Practice of Management”, que é considerado o primeiro livro a organizar a arte e a ciência de dirigir uma organização como um todo.

Na época em que começou a trabalhar nesta obra, Peter estava, como ele mesmo descreveu:

“Muito consciente do fato de que eu estava lançando as bases de uma nova disciplina.”

Foi em 1959 que Drucker cunhou o termo “Trabalho do Conhecimento”, prenunciando uma nova economia na qual os cérebros superariam os músculos.

⦿ Período dos anos 1960

Foi neste período que Drucker recebeu a Menção Presidencial na New York University, considerada a maior homenagem da escola. 

Em 1966 ele publicou seu livro “The Effective Executive”, no Brasil “O Gestor Eficaz”, que veio a se tornar um dos mais importantes livros sobre negócios de todos os tempos em todo o planeta.

Sua outra obra “The Age of Discontinuity”, lançada em 1968, descrevia um fenômeno crescente que, em retrospectiva, pode-se julgar como algo muito parecido com o que viria a ser a cultura da Internet hoje em dia:

“O impacto de informações baratas, confiáveis, rápidas e universalmente disponíveis será facilmente tão grande quanto foi o impacto da eletricidade. Certamente, os jovens, daqui a alguns anos, usarão os sistemas de informação como suas ferramentas normais, da mesma forma que agora usam as máquinas de escrever do telefone.”

⦿ Período dos anos 1970

Drucker foi congratulado em 1971 com a cadeira “Professora Marie Rankin Clarke de Ciências Sociais e Administração” no que era então chamado de Claremont Graduate School

Em 1973 Drucker escreveu “Management: Tasks, Responsibilities e Practices”, considerada sua magnum opus, ou seja, sua grande obra, e que se tornou o manual para gerações de executivos corporativos, sem fins lucrativos e governamentais. 

Foi neste período também que ele começou um mandato de 20 anos como colunista mensal do The Wall Street Journal.

⦿ Período dos anos 1980

Drucker publicou nesta década oito livros, enquanto manteve suas atividades ativas de docência e consultoria. 

Foi em 1987 que Peter recebeu um dos seus maiores reconhecimentos, quando o Claremont Graduate Center of Management foi renomeado para Peter F. Drucker Management Center.

Em 1989 ele produziu e lançou a obra “The Nonprofit Drucker”, uma série de cinco volumes de áudio apresentando percepções sobre a gestão do setor social.

⦿ Período dos anos 1990

Em 1990 foi criada a Peter F. Drucker Foundation for Nonprofit Management, que hoje é chamada de Frances Hesselbein Leadership Institute.

Drucker proferiu a prestigiosa “Godkin Lecture” em 1994, uma palestra anual organizada pela Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard.

Foi no ano de 1997 que o Drucker Center tornou-se Peter F. Drucker Graduate School of Management e também quando Drucker, aos 87 anos, apareceu na capa da Forbes com o título: “Still the Youngest Mind”, ou, em uma tradução livre para o português: “Ainda a mente mais jovem”, como você pode conferir abaixo:

Capa da Revista Forbes de Março de 1997

⦿ Período dos anos 2000

Na primavera de 2002, então com 93 anos, Drucker ministrou seu último curso.

No verão do mesmo ano ele recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior homenagem civil dos Estados Unidos. Foi quando George W. Bush, o presidente do país na época, chamou Drucker de:

“o pioneiro mundial da teoria da administração.”

Em 2005, a Drucker Graduate School of Management passou a se chamar Peter F. Drucker e Masatoshi Ito Graduate School of Management.

Peter Drucker faleceu em 11 de novembro de 2005, oito dias antes do seu 96º aniversário. Em 2006, os Arquivos Drucker se tornaram o Instituto Drucker, que possui a missão de “fortalecer as organizações para fortalecer a sociedade”.


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Fabiano Xavier Fontes
Especialista em Media-First Business

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