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Os Livros Mais Relevantes sobre Marketing de Todos os Tempos

Marketing é uma das áreas mais importantes para negócios terem sucesso, e todo e qualquer profissional que almeja crescer precisa ter uma base bem fundamentada e constantemente atualizada sobre o tema.

Uma das melhores fontes para alcançar este objetivo são os livros. Porém, saber quais deles investir dinheiro e dedicar tempo, normalmente não é tarefa das mais fáceis. Afinal há uma infinidade deles e a cada dia surgem mais opções.

Sendo assim tomo a iniciativa, de aqui me atrever, a ranquear e recomendar alguns livros que acredito serem de valioso conteúdo e que realmente podem fazer a diferença no fortalecimento do seu conhecimento sobre marketing.

Formulei esta lista com base em meus mais de 20 anos de trajetória profissional sustentada por constante dedicação acadêmica e leitura de obras enriquecedoras que me proporcionaram inúmeros aprendizados.

Por isso sou eternamente grato aos autores destes livros por compartilharem tanta sabedoria por meio de suas visões e experiências de forma tão didática. E para eles gostaria de parafrasear Isaac Newton:

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombro de gigantes.”

Portanto, se você deseja saber mais sobre marketing para poder fazer melhores negócios, uma sugestão é a leitura como ponto de partida, que além de significativa é gratificante.

É importante ressaltar inclusive que, além de ser a alternativa mais flexível, prática e conveniente de se informar e absorver novos conhecimentos, a leitura também possui outros diversos pontos favoráveis cientificamente comprovados.

Alguns deles são o fortalecimento da criatividade (conforme pesquisa da Universidade de Toronto no Canadá), a diminuição do estresse (conforme pesquisa da Universidade de Sussex na Inglaterra) e a estimulação do cérebro (conforme pesquisa da Universidade de Stanford na Califórnia).

Então, vamos lá conhecer estes livros?


1. Administração de Marketing

A 15ª edição do livro conhecido como a “bíblia do marketing” escrito por Philip Kotler, considerado o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times, atrás apenas de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker, em coautoria com Kevin Lane Keller, apontado como um dos maiores especialistas em planejamento e estratégia de marketing e branding, mantém a missão de ser o principal guia da área.

O ponto alto deste livro está na sua linguagem clara e objetiva e na sua abordagem analítica e holística sobre marketing com foco gerencial e perspectiva multidisciplinar, sustentadas por inúmeros estudos de casos reais.

Alguns diferenciais que se destacam nesta nova edição são as quatro dimensões do marketing holístico, que são o marketing interno, o integrado, o de relacionamento e o de desempenho, além de um capítulo inteiramente dedicado à comunicação digital.

Neste livro você vai encontrar um material de qualidade sobre as novas realidades do marketing que envolvem tecnologia, globalização e responsabilidade social, assim como sobre a modificação radical dos mercados, as novas competências do consumidor e das organizações, a transformação dos canais e a concorrência cada vez mais acirrada.

Com certeza este é um livro primordial para quem trabalha com negócios e marketing.

  • Publicação: Editora Pearson
  • Quantidade de páginas: 896

Saiba mais sobre o livro aqui


2. Posicionamento: A Batalha por Sua Mente

A última versão da obra autointitulada como o primeiro e mais importante livro de Marketing de todos os tempos escrito por Al Ries e Jack Trout, tidos como dos mais conhecidos estrategistas de marketing do mundo, segue firme como o principal manual sobre posicionamento competitivo no mercado.

A grande lição deste livro é que para desenvolver uma estratégia de marketing bem fundamentada é essencial criar uma forma de ser percebido na mente das pessoas, já que a batalha do marketing acontece dentro das mentes dos consumidores.

O conceito que alterou e evoluiu a maneira de fazer marketing, pode ser aplicado tanto em iniciativas pessoais quanto corporativas para aumentar a competitividade de produtos, serviços, empresas, instituições ou até mesmo de pessoas, como por exemplo, artistas e atletas.

O rico conteúdo apresentado pelos autores destaca que posicionamento não é o que você faz com um produto ou serviço, mas sim o que você faz para que eles sejam percebidos da forma que deseja pelos seus atuais e potenciais clientes.

Sem dúvida um excelente material para quem quer ser e também tornar seus negócios mais competitivos.

  • Publicação: Editora M. Books
  • Quantidade de páginas: 216

Saiba mais sobre o livro aqui


3. Marketing por Kellogg School of Management

Este livro da Kellogg School of Management escrito por Alice M. Tybout e Bobby J. Calder, apresenta todo o conhecimento e experiência do corpo docente de uma das melhores escolas de negócios do mundo.

A Kellogg School of Management é a escola de negócios da Universidade Northwestern, localizada em Evanston, Illinois nos EUA e é conhecida mundialmente devido à sua força na área de marketing, já que foi onde despontou o aclamado Philip Kotler, que atualmente é seu professor emérito.

É por isso que quando profissionais do mundo inteiro querem saber o que há de mais moderno na área recorrem à Kellogg, que é referência na área e possui um dos melhores MBA do mundo, como aponta a Business Week.

Nesta obra os autores revisitam os conceitos fundamentais que continuam a direcionar as melhores práticas de marketing buscando atualizá-los para as atuais condições de mercado e o melhor, conta com um incontestável trabalho de adaptação à realidade brasileira.

Absolutamente indicado para todo aquele que busca aprimorar seus conhecimentos sobre marketing.

  • Publicação: Editora Saraiva
  • Quantidade de páginas: 488

Saiba mais sobre o livro aqui


4. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital

Neste livro o pai do marketing moderno Philip Kotler, examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital em parceria com os escritores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, e reforça sua contribuição para a importância do marketing nos negócios.

Esta obra é uma continuação do que ele explicou anteriormente em seu outro livro, o Marketing 3.0, sobre a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Nesta sequência os autores examinam as mais relevantes transformações que o marketing tradicional passou devido ao avanço digital e como a conectividade alterou a forma de viver das pessoas, o que impactou suas jornadas de compra e fez surgir a necessidade de novas práticas e métricas de marketing.

Outro ponto que chama bastante atenção é sobre como alcançar sucesso mesmo em um cenário tão mutável, complexo e cada vez mais competitivo.

Certamente um livro para quem precisa ficar por dentro das novas regras de marketing devido às mudanças na sociedade.

  • Publicação: Editora Sextante
  • Quantidade de páginas: 208

Saiba mais sobre o livro aqui

A propósito a nova sequência desta série já está ficando pronta e com lançamento marcado para 2021: Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade.

Redescubra os fundamentos do marketing com os melhores do ramo.

O novo livro vai explicar como profissionais de marketing podem usar a tecnologia para atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo.

Nesta nova era, onde profissionais de marketing estão tendo que lidar com a transformação digital dos negócios, o livro promete fornecer uma maneira de integrar a evolução do modelo tecnológico e de negócios às mudanças dramáticas no comportamento do consumidor que ocorreram nos últimos tempos.

Prepare-se pois, confiamos que será um livro arrebatador!


5. Marketing de Serviços: A Empresa com Foco no Cliente

A última versão do principal livro sobre Marketing de Serviços do mercado escrito por Valarie A. Zeithaml, Mary Jo Bitner e Valarie A. Zeithaml, é rico em exemplos de estratégias de marketing e de soluções de problemas para profissionais que reconhecem o papel vital desempenhado pelo setor de serviços na economia.

Os autores defendem que existem significativas diferenças entre o marketing para serviços e o marketing para produtos, já que serviços trazem desafios específicos que precisam ser identificados e enfrentados de forma diferente do que com produtos.

A obra discute sobre os desafios comumente enfrentados por organizações de serviços, como: incapacidade de definir estoques, dificuldade de equilibrar oferta e demanda, impasse no controle de qualidade, desempenho nas relações humanas, participação dos clientes como cogeradores de valor entre outras questões.

O ponto que guia o conteúdo é o desenvolvimento de relacionamentos sólidos com os consumidores baseados na qualidade em serviços tanto para empresas cujo produto principal é o serviço quanto para organizações que dependem da excelência nos serviços para terem vantagem competitiva.

Seguramente este livro é essencial para profissionais de negócios enriquecerem suas práticas de marketing.

  • Publicação: Editora AMGH
  • Quantidade de páginas: 664

Saiba mais sobre o livro aqui


6. Isso é Marketing: Para Ser Visto é Preciso Aprender a Enxergar

Esta é mais uma obra-prima de Seth Godin que oferece neste livro uma visão do núcleo de sua sabedoria de marketing em um pacote acessível e atemporal que defende a ideia de fazer um marketing que dá orgulho de assinar embaixo.

O autor defende que profissionais de marketing não devem usar os consumidores para resolver os problemas da empresa, mas sim o marketing para resolver os problemas de outras pessoas.

Seth ainda ressalta que o marketing verdadeiramente poderoso tem como base a generosidade, a empatia e o trabalho emocional. E que bons profissionais de marketing não fazem apenas barulho, eles tornam o mundo um lugar melhor melhor.

Suas lições vão desde aprender a identificar o menor público viável, para depois conquistar sua confiança e consequentemente sua permissão até adotar as narrativas que os potenciais clientes já utilizam para criar maior conexão.

Godin é um dos mais respeitados especialistas em marketing da atualidade e suas ideias sobre marketing agregam valor a toda e qualquer pessoa de negócios, seja qual for o estágio profissional que estiver.

  • Publicação: Editora Alta Books
  • Quantidade de páginas: 288

Saiba mais sobre o livro aqui


7. As 22 Leis Consagradas do Marketing

Em mais uma obra-prima que marcou a história universal dos negócios os célebres especialistas mundiais em marketing, Al Ries e Jack Trout, apresentam suas vinte e duas lições sobre as melhores práticas de marketing.

A ideia parte da necessidade de evitar fracassos frente à concorrência no desenvolvimento de programas de marketing, sendo que para ter êxito no planejamento de estratégias e na execução de ações de marketing é preciso estar em sintonia com as leis do marketing.

As primeiras cinco leis são: a da liderança, que defende que é melhor ser o primeiro do que ser o melhor. Depois vem a lei da categoria, que alega que se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova em que possa. Em seguida temos a lei da mente, que argumenta que é melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado. Posteriormente é explicada a lei da percepção, que justifica que marketing não é uma batalha de produtos e sim uma batalha de percepção. E para completar a lei do foco, que diz que o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente.

As leis de seis a dez são: a lei da exclusividade, que declara que duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente. A próxima lei é a da escada, onde a estratégia a adotar depende do degrau ocupado na escada. Em seguida vem a lei da dualidade, que diz que com o passar do tempo, todo mercado se transforma em uma corrida com dois concorrentes. Depois temos a lei do oposto, que defende que a estratégia de quem está almejando o segundo lugar é determinada pelo líder. E então a lei da divisão, que ressalta que com o tempo, a categoria se divide e se transforma em duas ou mais.

As leis que vão da décima-primeira a décima-quinta são: a lei da perspectiva, onde os efeitos do marketing ocorrem por um período prolongado. Em sequência a lei da extensão de linha, alegando que há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca. Posteriormente a lei do sacrifício, que diz que a fim de conseguir alguma coisa é preciso desistir de alguma coisa. Depois vem a lei de atributos, onde para cada atributo há outro oposto, igualmente eficaz. E para completar este grupo temos a lei da sinceridade, que alega que quando admitimos um negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo.

E por último o grupo das últimas sete leis: a lei da singularidade, que diz que em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais. Depois temos a lei da imprevisibilidade, que defende que sem prever os planos do concorrente, é impossível prever o futuro. Em seguida vem a lei do sucesso, que diz que com frequência o sucesso leva à arrogância, que consequentemente leva ao fracasso. Posteriormente vem a lei do fracasso, onde o fracasso deve ser esperado e aceito. Seguindo em frente é apresentada a lei do alarde, que alega que com frequência a situação é o oposto da maneira como aparece na imprensa. Então é descrita a lei da aceleração, que diz que os programas bem-sucedidos não se baseiam em coqueluches, e sim em tendências. E por fim chegamos a lei de recursos, que afirma que a ideia que não tiver recursos suficientes não decolará.

Certamente um livro atemporal que vem agregando muito valor desde o seu lançamento até os dias de hoje para todo aquele que ser um expert em marketing.

  • Publicação: Editora M. Books
  • Quantidade de páginas: 118

Saiba mais sobre o livro aqui


8. Marketing de Relacionamento Total

Este livro escrito por Evert Gummesson, professor emérito da Universidade de Estocolmo na Suécia e também considerado por Philip Kotler como o profissional que mais sabe sobre Marketing de Relacionamento no mundo, é indispensável por apresentar a mais completa e coerente visão do tema por meio de um estilo prático com muitas referências de casos reais.

O autor propõe um modelo que é composto por trinta itens, que em sua visão são os aspectos mais relevantes sobre gestão de relacionamento com clientes, além de propor uma perspectiva para os consolidados 4 Ps do marketing.

A obra ainda discorre sobre os impulsos dados pelas novas tecnologias que por meio de sua ampla difusão transformaram o CRM (Customer Relationship Management) ou a Gestão de Relacionamento com o Consumidor em prática fundamental e diferencial no desenvolvimento de estratégias de fidelização de clientes.

O conteúdo segue enriquecendo o leitor ao destacar as mudanças surgidas com a utilização das redes sociais nas ações de comunicação com efetivos resultados no aumento da visibilidade de marca e ainda, a defesa da transição natural do CRM para SRM (Social Relationship Management) ou a Gestão do Relacionamento Social, onde o cliente tem mais poder.

Absolutamente um material essencial e do mais alto nível para quem deseja aprender mais sobre como aumentar a retenção de clientes.

  • Publicação: Editora Bookman
  • Quantidade de páginas: 368

Saiba mais sobre o livro aqui


9. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo

A 11ª edição da obra de Michael Solomon, professor de marketing e diretor do Centro de Pesquisa do Consumidor Haub School of Business na Saint Joseph’s University na Filadélfia nos EUA, é um livro didático, instigante e ricamente ilustrado sobre o comportamento do consumidor, consolidado como um verdadeiro guia sempre atualizado com as últimas tendências e mudanças na área.

O autor apresenta a visão de que o comportamento do consumidor vai muito além do ato de comprar, já que possuir e ser é tão importante quanto, pois engloba as inter-relações entre o consumidor e sua realidade social.

Seu conteúdo está organizado em três grandes partes e sub-dividido em doze capítulos, que tratam de assuntos que vão desde big data até FOMO (Fear of Missing Out) ou “Medo de Ficar de Fora”.

A primeira parte apresenta os fundamentos do comportamento consumidor por meio de uma estrutura para tomada de decisão que incorpora macro e micro influências sobre como as pessoas escolhem produtos e serviços.

Já a segunda seção se aprofunda na influências internas sobre o comportamento do consumidor por meio das micro influências como percepção e aprendizagem, enquanto a terceira e última aborda as influências externas via as macro variáveis como dinâmica de grupo e estilos de vida

Como destaque temos nesta última edição brasileira grande ênfase sobre as mídias sociais e em seus impactos sobre o comportamento dos consumidores.

Para qualquer tipo de negócio ser bem-sucedido é preciso que ele se conecte de forma plena com seus clientes. Um grande desafio que exige elevado conhecimento sobre comportamento do consumidor, que você pode encontrar neste livro.

  • Publicação: Editora Bookman
  • Quantidade de páginas: 608

Saiba mais sobre o livro aqui


10. Ideias que Colam: Por Que Algumas Ideias Pegam e Outras Não

Este livro escrito pelos renomados irmãos Chip Heath, professor da Escola de Negócios de Stanford, e Dan Heath que já foi pesquisador em Harvard e atualmente é um membro sênior da Universidade Duke, apresenta os seis princípios das ideias que dão certo.

Seja qual for a sua posição é bastante provável que você tenha ideias que deseja disseminar, como talvez o lançamento de um produto ou serviço ou quem sabe a apresentação de uma estratégia para um cliente ou chefe.

Porém, alcançar o êxito esperado é bastante difícil, já que transformar a forma de agir e pensar das pessoas é extremamente difícil.

A obra se desenvolve a partir deste desafio ao responder questões como, por exemplo, por que que algumas ideias sobrevivem enquanto outras ficam pelo caminho ou como aumentar as chances de ter ideias que valem a pena.

Os autores contribuem com uma abordagem que pode transformar o jeito que você estrutura e comunica suas ideias a partir das seis qualidades essenciais de uma ideia que cola:

• Simplicidade: Como aproveitar a essência de uma ideia, sem transformá-la em algo sem sentido?

• Surpresa: Como você consegue atrair e manter a atenção das pessoas?

• Concretude: Como você ajuda as pessoas a compreender sua ideia e se lembrar dela muito tempo depois?

• Credibilidade: Como você leva as pessoas a acreditarem na sua ideia?

• Sentimentos: Como você leva as pessoas a se importarem com sua ideia?

• Relatos: Como você leva as pessoas a agir de acordo com suas ideias?

  • Publicação: Editora Alta Books
  • Quantidade de páginas: 272

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11. Previsivelmente Irracional: As Forças Invisíveis que nos Levam a Tomar Decisões Erradas

Todos acreditam que suas escolhas são inteligentes e racionais, mas Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental na Universidade Duke, joga por terra essas crenças com revelações surpreendentes que mudam a forma como entendemos o comportamento humano.

Na última edição revista e ampliada deste sucesso internacional que acaba de ser disponibilizada, agora no segundo semestre de 2020, o o autor apresenta experimentos curiosos e pesquisas inovadoras que têm implicações em nossas vidas pessoal e profissional.

Ariely defende que diante de decisões simples do dia a dia, como beber café e perder peso, comprar um carro e escolher um parceiro, as pessoas constantemente pagam a mais, subestimam a situação e sempre procrastinam.

No entanto, ele justifica que nenhuma dessas atitudes equivocadas é aleatória ou sem sentido, pelo contrário, ele ressalta que elas são na verdade todas irracionalmente previsíveis.

A boa notícia é que o livro apresenta como romper com esses padrões de pensamento e fazer melhores escolhas.

Absolutamente uma leitura enriquecedora sobre comportamento humano que vai contribuir e muito para melhorar seus negócios.

  • Publicação: Editora Sextante
  • Quantidade de páginas: 304

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12. Hacking Growth: A Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido

Este é o livro definitivo dos pioneiros do growth hacking, Sean Ellis que cunhou o termo em 2010 ao adotar a método no Dropbox e Morgan Brown da Inman News, que desenvolveram uma das melhores metodologias de negócios no Vale do Silício.

Para você ter uma ideia, veja o que Eric Ries, autor do best-seller A Startup Enxuta, declarou sobre a obra:

“No instável panorama de negócios atual, em que novos concorrentes surgem todos os dias, a preferência do consumidor muda inesperadamente e a disrupção ocorre em várias indústrias, encontrar soluções de crescimento é crucial para sobreviver. Hacking Growth proporciona uma resposta a essa necessidade urgente de velocidade, oferecendo uma metodologia para encontrar novas estratégias para aumentar o market share, e bem rápido.”

O conteúdo é desenvolvido com base na situação onde parece difícil de acreditar, mas houve um período em que o Airbnb era um segredo bem-guardado, o LinkedIn era uma rede exclusiva e o Uber não tinha a menor chance contra a então gigante rede de táxis amarelos de Nova York.

A questão que fica é, então, como essas empresas que começaram tão pequenas cresceram tanto? Elas expandiram devido a aplicação de uma metodologia focada em crescimento, que ficou conhecida como Hacking Growth.

Para você ter uma ideia, esta metodologia está para o crescimento de market share assim como a lean startup está para o desenvolvimento de produtos, e o scrum, para a produtividade.

Nesta leitura você terá acesso as ideias que levam ao crescimento focando nos clientes, alcançando-os, mantendo-os, encantando-os e motivando-os a voltar e comprar mais.

  • Publicação: Editora Alta Books
  • Quantidade de páginas: 328

Saiba mais sobre o livro aqui


13. Tração: Domine os 19 Canais que uma Startup usa para Atingir Aumento Exponencial de sua Base de Clientes

Os empreendedores inveterados e autores deste livro, Gabriel Weinberg que é formado pelo MIT e que faz parte do Conselho Consultivo Digital da GE e Justin Mares que foi Diretor de Receita da Rockspace, desenvolveram um grupo de ferramentas para empresas que buscam crescimento com foco no aumento do número de clientes.

A obra trata da grande questão sobre por que fazer uma empresa decolar é tão difícil. E os autores afirmam que não é porque o produto ou serviço é ruim, mas sim porque não conseguem ganhar tração.

Eles defendem que todo bom empreendedor sabe que o segredo do sucesso não é a originalidade da ideia, nem o talento da equipe, tampouco quanto dinheiro consegue ganhar, mas sim a capacidade de crescer e conquistar cada vez mais clientes.

O conteúdo apresenta os dezenove mais relevantes canais de tração que uma empresa pode utilizar para construir uma base de clientes em constante crescimento:

• Blogs Especializados

• Imprensa

• Relações Públicas não convencionais

• Anúncios em Buscadores (SEM)

• Mídias Sociais

• Publicidade

• Otimização para Buscadores (SEO)

• Marketing de Conteúdo

• E-mail Marketing

• Engenharia como Marketing

• Marketing Viral

• Desenvolvimento de Negócios (BD)

• Vendas

• Programa de Afiliados

• Plataformas Existentes

• Feiras de Negócios

• Eventos Offline

• Palestras

• Criação de Comunidade

Esta leitura vai ajudá-lo com informações valiosas para criar e a sustentar o crescimento que você busca para os seus negócios.

  • Publicação: Editora HSM
  • Quantidade de páginas: 256

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14. A Lógica do Consumo: Verdades e Mentiras Sobre Por Que Compramos

Este livro livro escrito por Martin Lindstrom, um dinamarquês considerado pela Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e que também é colunista da Fast Company e da Harvard Business Review, foi inspirado no filme Amor por Contrato.

A história do filme se desenvolve a partir dos Jones que fingem ser uma família, mas que na verdade trabalham para uma empresa de marketing indireto cuja especialidade é provocar o desejo de consumo nas pessoas.

O enredo começa com a mudança da família Jones para um bairro de condomínio fechado de classe média alta, onde vão exibir no dia a dia aos vizinhos, colegas de trabalho e demais amigos, os produtos que lhe foram designados para fazerem propaganda.

Mas voltando ao livro, nele o autor expõe os bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto ou serviço vende e mostra como o cérebro das pessoas responde aos muitos estímulos de propaganda a que são expostas.

A obra ainda apresenta diversos casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos como, por exemplo, o impacto do sexo na mente do consumidor.

Com certeza um livro de conteúdo valioso para quem quer saber mais sobre comportamento do consumidor e influência durante a jornada de compra.

Saiba mais sobre o livro aqui


15. Tribos: Nós Precisamos que Vocês nos Liderem

Este é mais um livro do grande Seth Godin, uma das mais ativas e importantes vozes do marketing contemporâneo que tem ajudado a estruturar uma nova visão sobre negócios.

Nesta obra ele defende que um meio de divulgação não invasivo, que respeite o espaço e o poder do consumidor, é muito mais efetivo atualmente. E que com o declínio da supremacia de veículos de comunicação tradicionais devido ao avanço dos meios digitais, a melhor forma de atingir seu público é criando um buzz sobre sua empresa, produto ou serviço.

E o melhor caminho para conseguir este feito é por meio de uma tribo, que é um grupo de pessoas conectadas umas às outras por meio de um líder em constante comunicação entre si em torno de uma ideia em comum.

Uma vez identificado o seu grupo, como uni-lo e liderá-lo? Pois bem, Seth compartilha toda sua visão sobre como é o funcionamento interno de grupos com ideais compartilhados e o processo de identificação, união e liderança de seus membros.

O autor ainda ensina que não é possível criar uma tribo sem um líder, assim como também não é possível ser um líder sem uma tribo.

Em geral o sistema se constitui em:

• Encontrar um Causa

• Identificar uma Tribo

• Dar mais importância ao Sucesso do Grupo do que o Individual

• Tomar a Iniciativa

• Usar Histórias e Narrativas

• Estimular a Tribo a Compartilhar os Objetivos

• Aprender a Lidar com as Críticas

Com certeza mais uma leitura que vai agregar muito conhecimento sobre as novas formas de fazer marketing.

  • Publicação: Editora Alta Books
  • Quantidade de páginas: 160

Saiba mais sobre o livro aqui


16. O Ponto da Virada: Como Pequenas Coisas Podem Fazer uma Grande Diferença

Este best seller mundial escrito pelo aclamado Malcolm Gladwell, considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela Time, publicado pela Editora Sextante e que possui 288 páginas, apresenta uma maneira instigante e original de entender porque algumas coisas se tornam sucesso da noite para o dia.

Você já ficou intrigado com o sucesso repentino de alguns produtos, serviços, artistas ou até mesmo de movimentos sociais, entre outras coisas?

Pois bem, o autor defende que são as pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença, resultando no que ele denomina de o ponto da virada, momento em que algo desconhecido se torna um extraordinário êxito.

A ideia é que todo mundo pode mudar completamente suas crenças e comportamentos conforme os estímulos a que são expostos.

  • Publicação: Editora Alta Books
  • Quantidade de páginas: 608

Saiba mais sobre o livro aqui


Conclusão

Pronto, chegamos ao fim desta incrível relação de livros sobre marketing.

Sem dúvida uma enorme gama de conhecimento para absorver de grandes mestres do marketing e profissionais experientes em negócios.

Sei que realmente é bastante leitura, mas pode confiar: prepare-se, dedique-se, porque vai valer a pena!

Tenho plena convicção que todo este esforço trará muitos benefícios para você e seus negócios.

Ah, e não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo sobre qual dos títulos mais chamou a sua atenção.

Um grande abraço,


Photo Copyright: Pessoas foto criado por cookie_studio – br.freepik.com

Author avatar
Fabiano Xavier Fontes
Especialista em Media-First Business

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